Evidenciando temas da saúde mental para diminuir o preconceito
Janeiro Branco é uma campanha para colocar tudo o que envolve a saúde mental em evidência e ajudar a diminuir o preconceito que ainda existe sobre o tema. Afinal, ainda hoje ouvimos frases como “ir ao psicólogo é coisa de gente louca”.
O fato é que a saúde psíquica e mental é tão importante quanto a saúde física e emocional. Se estamos em descompasso, é muito mais difícil viver uma vida plena. Nesse contexto, a depressão, por exemplo, é uma doença que atinge mais de 38 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O que muita gente não sabe é que o adoecimento emocional pode começar ainda na infância. Por isso, é tão importante falar de saúde emocional e de manter a saúde, em vez de esperar para tratar a doença.
Crianças e adolescentes desejam agradar seus pais, inclusive para sentirem-se aceitos. Muitas vezes, entretanto, eles não têm recursos internos suficientes para lidar com um ambiente de alta competitividade, frustrações e expectativas irreais.
Gradualmente, isso leva ao adoecimento psíquico, que podemos identificar, entre outras formas:
por meio de pensamentos como generalizações;
pensamentos extremistas;
conclusões precipitadas (quando a pessoa tenta adivinhar o futuro ou “ler pensamentos”);
sensação de obrigação para tudo.
Fisicamente, alguns sintomas são perceptíveis também:
falta ou excesso de sono;
falta ou excesso de apetite;
cansaço e ruminações.
O cansaço, inclusive, tem uma razão de ser: a pessoa gasta muita energia psíquica para manter-se dentro do padrão que ela estabeleceu para si mesma e que, muitas vezes, é irreal – impossível de atingir.
Mas, afinal, como prevenir o adoecimento emocional?
Aqui vale o velho ditado “prevenir é melhor que remediar”. Parte importante da campanha tem a ver com conscientização e prevenção. Nesse sentido, é possível prevenir o adoecimento emocional proporcionando condições como:
Exercitar a flexibilidade cognitiva, desde a infância, por meio de brincadeiras, como uma maneira de manter a saúde psíquica;
Criar um ambiente saudável para a criança, sem cobranças exageradas – mas também com limites – é fundamental para que ela possa expressar seus sentimentos;
Deixá-la estar no aqui e agora, mantendo o foco no presente, também diminui a ansiedade e aumenta o poder de concentração;
Ensinar empatia, autocontrole e a capacidade de ressignificar as situações, sem ter medo de errar – mas sabendo que o erro é ferramenta de aprendizado.
Tais condições são chaves para que as crianças tenham mais saúde emocional, mas, para podermos ensinar todos esses valores, muitas vezes, precisamos primeiro aprender cada um deles.
A psicologia positiva nos ajuda a entender como podemos trazer esses valores para nossa vida cotidiana, levando em conta o outro e o fato de que é possível aprender a ser feliz.
Para saber um pouco mais…
Outro tema relacionado ao Janeiro Branco é que somos seres biopsicossocialecoespiritual. Para saber o que isso significa, assista este vídeo e deixe seus comentários.
Comments