top of page
Foto do escritorAdriana Gardin

Semeie o que deseja ver florescer!

Conheça cinco passos para caminhar sintonizada com seus valores e propósitos em 2022




Neste post sigo propondo um espaço de reflexão e prática. Quero falar sobre o ano que se inicia e convidá-la a pensar que é como se fosse um livro com todas as páginas em branco. Imagine que você tem 365 páginas, porque são 365 dias.


Pergunte-se agora: o que eu desejo semear nessas páginas em branco que quero ver florescer em determinado dia (escolhido por você)? Sonhos precisam de data marcada para acontecer. Vou semear a área da minha relação conjugal? Com os meus filhos? Meu trabalho?


Ao longo da leitura, vou compartilhar cinco passos importantíssimos que, se colocados em prática, ajudarão você a consolidar seus objetivos no dia a dia.


Vamos aproveitar a energia desse começo de ano e ressignificar nossa história em 2022? Boa leitura!


Semeando os passos


No texto anterior, uma das reflexões foi sobre “o que eu deixo (ou encerro) nesse ciclo de agora”, porque cada ano equivale a um ciclo. Mesmo que seja simbólico, quando a gente coloca a nossa intenção, nós realmente tomamos posse do nosso poder de escolha. Ao fazer isso, também intencionamos algo para o próximo ciclo.


É por isso que iniciei falando sobre escolher algo que você deseja ver florescer: um desejo, um sonho, uma transformação… Imaginou? Escolheu? Então vamos ao passo a passo!


O caminho da consistência – desejos de mãe


Um dos maiores desejos que muitas das mães que eu atendo têm é o de ter uma comunicação melhor com seus filhos.


Então vamos pensar: para comunicar nós precisamos ter clareza do que nós desejamos comunicar. Paciência, para ouvir com uma escuta realmente efetiva, com interesse genuíno pelo que está sendo transmitido. Por meio dessa forma de escuta é que alçamos uma comunicação mais fluente porque manifestamos a curiosidade de uma criança pequena.


Curiosamente, perguntamos e ouvimos, utilizando as sementes da paciência e da escuta, com a qual você genuinamente se interessa em entender o que faz com que aquele filho se comunique daquela forma, qual a razão da agressividade em suas ações, o que o motiva a pensar e agir daquela maneira.


Embora o exemplo seja de uma mãe que quer ter uma comunicação melhor com o filho, o mesmo é válido para a relação conjugal, com o colega de trabalho, dentre outras possibilidades. Esteja onde estiver, pode ser a área da vida que você desejar focar.


Seja qual for seu desejo, você vai precisar de consistência. A consistência é o primeiro dos cinco passos. Mas existe um critério de consistência: no que você já consegue dar conta é onde você precisa ter consistência.


Vou explicar!


Você consegue dar conta de ficar em silêncio e ouvir? De perguntar ao filho com aquela curiosidade maior? No caminho de construir uma comunicação melhor com ele, o que você já dá conta?


Uma vez identificado, faça isso cotidianamente e com intencionalidade em direção ao seu desejo, porque o desejo passará a ser o seu compromisso de ter uma comunicação melhor, poder falar e ouvir, ser você mesma.


Sem consistência, dificilmente acontece o enraizamento necessário para florescer. Cuide também das ervas daninhas (falta de paciência, etc.), sabendo que você não vai ser igualzinha todos os dias. Eventualmente você estará sem paciência, mas poderá decidir e pedir: “olha, com licença, vamos conversar depois porque agora não estou no meu melhor momento”.


Estar comprometida com o seu desejo significa acordá-lo diariamente. Ao despertar e se levantar pela manhã, você também vai despertar a motivação para levá-lo adiante. Motivação é o motivo para essa ação. Com isso, você também se distancia do que deseja se desapegar e o florescimento é certeiro.




Quais são as suas prioridades?


O segundo passo é priorizar. Aqui é importante destacar que os medos, apesar de fazerem parte da educação humana, muitas vezes nos leva a querer ouvir a opinião de alguém, esperando garantias, como se a outra pessoa soubesse o que é importante e certo para nós. Essa foi a educação que tivemos e a replicamos sem reflexão. O fato é que a pessoa que decide pode ser você.


Caso contrário, correrá o risco de ouvir a ideia de um e de outro, sem saber definir o que é prioridade para si mesma. Reflita: o que estou priorizando me aproxima ou me afasta do meu desejo?


Pega e faz!


Eis o terceiro passo: fazer como você souber fazer.


“Ai, perdi a paciência hoje!”. Isso não significa que você jogou no ralo todos os dias que você teve mais tolerância. Isso significa que você é humana e é natural ter dias melhores e dias piores, mas estou mantendo a minha consistência, estou priorizando e estou pegando e fazendo o que eu já sei.


Importe-se com quem se importa com você


A opinião das pessoas sempre vai nos impactar, mas você vai escolher aquelas que você vai importar para dentro de você.


Importar-se com quem se importa com você, é o quarto passo porque ele orienta o hábito de comunicar os seus sonhos, desejos, propósitos de vida, aos seus parceiros, seus filhos, seus amigos, àquelas pessoas que realmente se importam com você.


Esteja aberta para saber a visão delas, tenha interesse em saber o que elas pensam. Como essas pessoas que fazem parte da sua trajetória se beneficiarão dos sonhos que você compartilha com elas?


Circule em ambientes propícios


Chegamos ao quinto passo: os ambientes que você frequenta devem contribuir para a realização do seu objetivo de florescer. As pessoas desejam alterar situações de prejuízos, mas vivem apenas em ambientes que reforçam que não tem jeito, mantendo visões distorcidas tanto do desenvolvimento/educação dos filhos quanto da função dos pais e da família.


Ao circular em ambientes propícios, você estará se distanciando dos hábitos antigos e escrevendo a história que você ressignificou. As nossas experiências contribuem para plantar dentro de nós memórias emocionais novas, diferentes daquelas que a gente já não tem mais sintonia.


Então se você já descobriu o que deseja, se já colocou a intenção, você está seguindo esses passos e vai caminhar em sintonia com seus valores e propósitos, atingindo o florescimento do objetivo colocado lá no início.


Passos firmes sintonizados com seus valores


Procure guiar-se pelo que você deseja alcançar e não negando o que teme ou no conformismo de viver o que não deseja mais. O que você deseja realizar, precisa ser feito com passos firmes, com consistência e com verdade (que não é a verdade de outra pessoa).


Quando eu trago os cinco passos: consistência, prioridade, fazer o que precisa ser feito, importar-se com quem realmente importa e circular em ambientes propícios, este é apenas um caminho, a forma de caminhar pertence a quem o acessa.


A chave para abrir esse caminho está dentro de você. Tome posse dessa chave e abra-o, porque o seu jeito é único. Quanto mais estiver em sintonia com você mesma, melhor você vai escrever os próximos 365 dias da sua vida, fazendo a maior diferença!


Então, se você desejar, deixe um recadinho aqui me dizendo como foi o ano que passou e o que achou dessa leitura e reflexões de início de ano! Desejo a cada uma a coragem de se ver verdadeiramente e, assim, alcançar a verdadeira liberdade de ser! Será um prazer acompanhá-la aqui nos comentários!



Commentaires


bottom of page