Um convite para cultivar uma saúde integral
Como você pode se transformar na mãe, no pai, na pessoa que você deseja ser? Como isso pode se relacionar com seu propósito de vida?
No início do ano eu trabalho na Campanha Janeiro Branco, a qual nos convida a pensar na nossa saúde mental, compreendendo que saúde mental é uma saúde integral. Ou seja, não tem a ver com precisar fazer terapia ou tomar medicamento psiquiátrico.
É você lembrar que tem uma mente que vive dentro de uma caixinha chamada cérebro que, por sua vez, envia comandos para o nosso corpo físico, contribuindo para fazermos nossas conexões mentais, bem como nos levando a nos sentir e agir de determinada maneira.
E por que eu comecei fazendo essas perguntas?
Porque os resultados de algumas pesquisas mostraram que o fato de muitas mães, pais, pessoas, não atingirem seus objetivos não tem a ver com não ter um caminho preparado, ou porque a ciência não trouxe descobertas, ou se sentem incapazes (no sentido de pensar que não têm o “poder” de alterar suas dificuldades ou realizar seus sonhos).
O grande resultado revelado é o quanto essas pessoas não acreditam ser possível. É isso que quero trazer para você pensar comigo.
Alinhando desejos e ações
Como estão as suas crenças? Qual é a visão que você tem sobre você mesma, sobre a vida, sobre o todo a sua volta? Quanto você acredita ser capaz de modificar a sua realidade? Você já pensou nisso?
Aaron Beck, precursor da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), aponta como uma de suas premissas básicas que não são as situações que nos causam conflitos, mas sim o que interpretamos das situações.
Daí a importância de perguntar qual a sua crença sobre si, o que me lembra uma frase de que gosto bastante – “Se você pensa que pode e se você pensa que não pode, das duas formas você estará certo” – porque seus sentimentos e ações estarão alinhados a partir do que acredita.
Se você não acredita, é muito difícil praticar ações alinhadas aos seus desejos. Com isso, muitas pessoas perdem a capacidade de acreditar, sentir esperança e acabam duvidando cada vez mais de si mesmas.
Sonhar sem alinhamento é ficar apenas no campo do desejo, é afastar-se da crença interna em si mesma, é estar desalinhada com as próprias atitudes, emoções e comportamentos.
Sem alinhar esses três âmbitos, não é possível realizar os próprios sonhos, já que isso equivale a ficar somente no campo da fantasia como crianças mimadas. No primeiro obstáculo, desisto e não realizo porque eu não estava com o pensamento adulto de que existe a possibilidade de algo não ocorrer, visto que também depende de alguns fatores que fazem parte das minhas ações.
Somos bio-psico-sociais-eco-espirituais
A Campanha Janeiro Branco nos convida a olhar para todos os nossos campos de existência, o que está definido como bio-psico-social-eco-espiritual. Vamos conhecer mais sobre cada campo?
Uma dica:
Vou falar sobre cada parte seguindo a proposta de fazer perguntas para sua auto-reflexão. Anote suas respostas. O exercício de escrita ajuda a melhorar a percepção e fortalecer a conexão entre o que desejamos e como podemos atuar para concretizar.
Bio
Pense, por exemplo, no que você conhece da sua biologia única, seu ser biológico. Você tem predisposição a algum tipo de adoecimento? O que você faz para não desenvolver tal enfermidade?
É importante trabalhar a questão de que não existe nada determinado. Existem probabilidades e você tem o poder de transformar alguma coisa nisso, mas você acredita?
Psico
Como estão as suas questões emocionais internas? Como você lida com elas? O que você já tem de autoconhecimento em relação ao seu psiquismo?
As questões vivenciadas nos relacionamentos também interferem na produção de hormônios, de neurotransmissores dentro de nós. Daí a importância de ampliar o entendimento da nossa parte psíquica.
Social
Por sermos seres relacionais, nós precisamos uns dos outros.
Como estão as suas relações sociais? Como você se relaciona? De que maneira você interage com o outro, com o meio ambiente, com as outras pessoas à sua volta? Como você segura uma impulsividade para não ser uma pessoa agressiva? De que forma você está trabalhando isso?
Eco
Por que eco?
Nós somos natureza. Somos feitos de átomos, de minerais, de água… Quando estamos diante da natureza, nos sentimos reunidos a ela. Por quê? Porque nós também somos parte, nós temos partículas da mesma matéria da natureza vegetal.
Espirituais
Não tem a ver com ter ou não religião. Tem a ver com perceber a vida além dos cinco sentidos.
É acreditar que existe algo além da matéria. Portanto, volto a dizer que quando falamos de saúde mental na campanha Janeiro Branco, estamos falando de uma saúde integrativa, não se trata (apenas) de buscar um psiquiatra ou um psicólogo. Não é sobre fazer terapia. É sobre integrar todas essas áreas da sua vida.
Fez sentido pra você? Vamos lá? Vamos nos observar dessa maneira integrativa? Agora volta lá naquela pergunta e pensa: como você pode se transformar na pessoa que você deseja ser? Conta aqui nos comentários!
Um forte abraço e até breve!
Bình luận